Redes sociais
Publicidade

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Após uma série de críticas, o Instagram anunciou que ia pausar os testes do feed em tela cheia e diminuir a quantidade de publicações recomendadas. Ainda assim, muitos usuários permanecem incomodados com os novos recursos da rede social. Os vídeos em formato de Reels têm irritado boa parte do público, que diz que o Instagram está se tornando o TikTok. Além disso, os posts sugeridos, que existem desde 2011, passaram a ser veiculados com exagero nos últimos tempos, fazendo com que pessoas desconhecidas sejam exibidas durante a navegação do feed.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu uma série de alternativas para diminuir as sugestões no feed e tornar a navegação no app mais limpa. Confira, na lista a seguir, cinco dicas para remover sugestões do feed do Instagram.

Mudanças no Instagram desagradaram usuários; veja como consertar o feed e remover sugestões de pessoas desconhecidas — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

1. Use o feed cronológico

Recentemente, o Instagram trouxe de volta o feed cronológico, que mostra os posts mais recentes das pessoas que o usuário segue, por ordem de publicação. Esse formato é exibido de forma paralela e não tem interferência de sugestões de algoritmos ou anúncios de publicidade, mostrando apenas aquilo que o usuário quer ver. Para acessar o feed cronológico, basta tocar no logo do Instagram, no canto superior esquerdo da tela, e selecionar a opção “Seguindo”. Você também pode ativar o feed especial “Favoritos”. Nele aparecem apenas publicações de pessoas selecionadas.

Instagram mostra posts em ordem de publicação na aba "Seguindo" — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

2. Bloqueie posts sugeridos

Outra maneira de se livrar das sugestões do Instagram é bloqueando os posts sugeridos do feed. Essa opção faz com que a rede social deixe de mostrar fotos e vídeos de pessoas desconhecidas no meio da navegação. Para ativar o bloqueio, basta localizar uma sugestão no feed e tocar no ícone de “x”, no canto superior direito do post. Depois, é só escolher “Ativar modo Soneca”.

Saiba como desativar publicações sugeridas no Instagram e ativar o Modo Soneca por 30 dias — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Vale destacar que esse bloqueio é temporário e só dura 30 dias. Ou seja, após esse prazo, as sugestões voltarão automaticamente para o feed, sendo necessário repetir o procedimento para renovar o bloqueio.

3. Mostre ao algoritmo o conteúdo de que você não gosta

O Instagram também permite que você “ensine” aos algoritmos aquilo de que você não gosta, para que eles não mostrem novamente sugestões parecidas com o conteúdo em questão. Para isso, basta localizar uma sugestão e tocar no ícone de “x”. Depois, é só selecionar “Não sugerir publicações relacionadas”. Assim, os robôs entenderão que aquele tipo de perfil e conteúdo não são interessantes para você. Também é possível fazer esse tipo de sinalização no menu “Explorar”. Nesse caso, basta tocar nos três pontinhos do post indesejado e selecionar a opção “Não tenho interesse”.

Veja como sinalizar para algoritmo do Instagram que você não gosta daquele conteúdo e não acha interessante — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

4. Use a versão web

O Instagram Web não exibe anúncios nem sugestões de desconhecidos no feed. Desta forma, você pode navegar à vontade pela rede social, visualizando apenas fotos e vídeos publicados pelos seus amigos, sem a interferência de publicidades ou sugestões de algoritmos intercalando os posts. Para acessar o Instagram Web, basta acessar o endereço "instagram.com" (sem aspas) diretamente no seu navegador e fazer login com a sua conta.

5. Saia do Instagram

Caso nenhuma das alternativas anteriores torne a utilização do Instagram satisfatória, talvez seja o momento de dar um tempo do aplicativo e explorar conteúdos interessantes em outras redes sociais, ou até mesmo fora delas.

Veja também: quatro coisas que o Instagram sabe sobre você

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

Mais do TechTudo