Produtividade
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


Usuários de computadores com sistema Windows 10 ou 11 agora podem baixar e usar a Alexa por meio do aplicativo da Amazon, disponível na Microsoft Store. O programa traz a experiência dos dispositivos Echo para o computador, permitindo ao usuário ditar comandos de voz no sistema desktop. É possível, por exemplo, tocar músicas, consultar a previsão do tempo, executar músicas no Spotify e ativar lembretes. O software chegou à da loja da Microsoft no final de abril e já conta com suporte completo ao português brasileiro.

Para baixar o app no Windows, basta abrir a Microsoft Store, buscar por "Amazon Alexa" e selecionar "Adquirir". Após a instalação, tudo que o usuário precisa fazer é abrir a assistente de voz e fazer login usando as credenciais da conta Amazon.

Amazon Alexa ganha aplicativo para computador; saiba baixar — Foto: Luciana Maline/ Techtudo

Echo Dot: vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo

A assistente de voz vem configurada para funcionar a partir da palavra de ativação "Alexa". Mantendo essa configuração, o usuário pode realizar comandos como "Alexa, me diga a previsão do tempo para o final de semana" ou "Alexa, quem descobriu a eletricidade?" sem ter que apertar qualquer tecla do PC.

Amazon Alexa para Windows na Microsoft Store em português — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Um dos destaques do programa é o modo Show, que aproveita a tela do computador para reproduzir a interatividade das caixas Echo Show. Com o recurso ativado, o PC passa a exibir imagens bonitas acompanhadas de mensagens, como uma proteção de tela. O modo também permite falar com o computador mesmo estando afastado do dispositivo.

Se tiver algum aparelho de casa inteligente, o usuário também poderá controlá-lo por meio do PC com a Alexa. O aplicativo identifica automaticamente os aparelhos compatíveis conectados à mesma rede Wi-Fi. Daí, é só dizer "Alexa" seguido do comando, que pode ser algo como "Apague as luzes" ou "Ligue o ar-condicionado".

Alexa para PC é compatível com Windows 11 e 10 — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Veja também: Três produtos inovadores da Xiaomi que são pouco conhecidos

Três produtos inovadores da Xiaomi que são pouco conhecidos

Três produtos inovadores da Xiaomi que são pouco conhecidos

Mais do TechTudo