Publicidade

Por Shoptime


Como assistir aos canais abertos em uma Smart TV — Foto: Reprodução/Samsung

Até alguns anos atrás, para assistir aos canais abertos de TV, você precisava ter uma antena externa, uma parabólica ou assinar um serviço de TV a cabo. Hoje em dia, com as Smart TVs e a transmissão digital dos canais, existem mais opções para você ter todas as atrações, notícias e esportes dos canais ao vivo. O Shoptime fala das principais alternativas a seguir.

Como sintonizar os canais digitais?

Desde 2014, o sinal analógico dos canais foi gradativamente desligado para fazer a transição para a TV digital. Para acelerar a mudança para som e imagem de maior qualidade, houve programas de distribuição de kits com antena e conversor de sinal, ideais para instalar em TVs mais antigas.

Ou seja, a primeira forma de assistir TV aberta, hoje em dia, é ter um receptor e conversor do sinal digital conectado ao seu televisor.

Entretanto, como o formato já havia sido definido, praticamente todas as TVs e Smart TVs fabricadas após 2014 já possuem conversor de sinal digital integrado.

Caso sua TV possua o conversor integrado, basta conectar uma antena UHF e buscar pelos canais. Existem as antenas externas, mais comuns para casas, os modelos internos portáteis, que ficam conectados ao aparelho, ou as antenas coletivas, que são usadas em prédios e condomínios.

Cada sistema de Smart TV possui uma forma diferente para encontrar os canais abertos, mas, em geral, você encontra a opção no Menu Geral, Canais, Sintonia de Canais ou Live TV. É só fazer a busca automática e esperar os resultados. Se tiver dúvida, consulte o manual de instruções do seu equipamento.

Dependendo da cidade e da qualidade do sinal, algumas Smart TVs mais novas nem precisam de antena para sintonizar os canais. Entretanto, um truque bastante comum para auxiliar a TV a encontrar mais canais abertos é utilizar um clipe de papel desdobrado, inserindo na entrada de antena.

O clipe de metal funciona como uma mini antena. Só tome cuidado para escolher um clipe fino, que não danifique a entrada na TV.

Como assistir à TV aberta online?

Além desse jeito de sintonizar os canais abertos na sua Smart TV, você pode utilizar a sua conexão de Internet de diversas formas para assistir às emissoras nacionais.

A forma mais simples é procurar as transmissões das emissoras ou dos programas no YouTube. Diversas atrações têm transmissão ao vivo no canal da emissora ou em canais próprios na plataforma. Os programas ficam no histórico de vídeos para buscar e assistir depois.

Algumas emissoras também disponibilizam uma transmissão ao vivo da programação em seu site. Para assistir na Smart TV, é só acessar o site oficial do canal pelo navegador de Internet.

Outra opção é fazer o download dos aplicativos dos canais na loja da sua TV. Além dos programas já transmitidos e do acervo, eles também dão acesso ao canal aberto da sua região. É o caso do Globoplay, que tem TV ao vivo como opção gratuita. Só é preciso fazer login com uma conta Globo.com.

Para quem é assinante de TV a cabo ou serviço de Internet, existem os aplicativos de TV das operadoras. Cada um oferece serviços e atrações diferentes, então vale a pena conferir o que está disponível no seu plano.

Para quem realmente não consegue sintonizar os canais digitais abertos, outra alternativa é conhecer os serviços de IPTV, que são plataformas de streaming que transmitem canais de TV aberta, fechada e outros conteúdos. É o caso da DirecTV Go e Guigo TV, que possuem os canais brasileiros. A Pluto TV funciona da mesma forma, mas não tem as emissoras abertas nacionais.

Uma última opção para assistir TV aberta é utilizar um dispositivo de streaming. O Roku, por exemplo, permite acompanhar os canais ao vivo, além de agregar todos os serviços que você assina.

Será que a sua Smart TV pode apresentar algum risco para os seus dados pessoais, endereço e informações de cartão de crédito utilizado para pagar os serviços de streaming? Leia mais aqui.

Visite o Shoptime para conhecer os lançamentos e as ofertas de Smart TVs. Baixe o app do Shoptime para acompanhar suas entregas e aproveitar mais vantagens para comprar online.

Shoptime
Mais do TechTudo