Campeonatos
Publicidade

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


A Evolution Championship Series (EVO) 2022, maior evento de jogos de luta do mundo, aconteceu do dia 5 ao dia 7 de agosto, marcando seu retorno às competições presenciais. Milhares de competidores de jogos como Guilty Gear Strive, Tekken 7 e Street Fighter V: Champion Edition se reuniram em Las Vegas, Estados Unidos, na busca pelo título em seus respetivos torneios. O Brasil contou com alguns representantes também e teve como principal destaque Bruno "KillerXinok" Henrique, que alcançou o Top 8 no Mortal Kombat 11. Todos os resultados e destaques de cada uma das nove principais competições na EVO 2022 você confere a seguir.

Veja os resultados dos nove principais torneios na EVO 2022 — Foto: Divulgação/Astro Gaming Esports

👉 Qual o melhor jogo de luta para Android? Comente no Fórum do TechTudo

Skullgirls 2nd Encore

O torneio de Skullgirls 2nd Encore contou com 295 participantes e foi o primeiro a coroar um campeão durante a EVO 2022. Nomes como Jon "dekillsage" Coello e o japonês "penpen" apareciam entre os favoritos, mas nenhum foi capaz de bater Dominique "SonicFox" McLean. Com uma campanha sólida pela chave superior e superando Daniel "Cloud" Normandia e o próprio dekillsage no Top 8, SonicFox chegou na grande final com a vantagem de poder perder uma série.

Quem buscou a segunda vaga na final foi dekillsage, que superou penpen na final da chave inferior e fez com que a decisão tivesse dois jogadores dos Estados Unidos e patrocinados pela Evil Geniuses. Embora tenha conseguido resetar a chave, aplicando um impressionante 3–0, ele não conseguiu repetir o mesmo placar na última e decisiva melhor de cinco partidas (MD5). Assim, SonicFox confirmou o favoritismo, venceu por 3–2 e levantou a taça.

SonicFox ficou com o título da EVO 2022 de Skullgirls 2nd Encore — Foto: Divulgação/Carlton Beener/EVO

Veja, na tabela abaixo, como ficou a classificação do Top 8 do torneio:

EVO 2022 de Skullgirls 2nd Encore – Classificação Final

Colocação Jogador País Personagens
SonicFox Estados Unidos Ms. Fortune, Annie e Robo Fortune
dekillsage Estados Unidos Filia, Big Band e Annie
penpen Japão Ms. Fortune, Annie e Robo Fortune
Cloud Estados Unidos Valentine, Cerebella e Double
WingZero Estados Unidos Filia
LazyBakeOven Estados Unidos Ms. Fortune e Eliza
Stuff Estados Unidos Painwheel, Cerebella e Robo Fortune
Dudeguy M.D. Estados Unidos Beowulf

Mortal Kombat 11: Ultimate

Foi no Mortal Kombat 11 que o Brasil teve os melhores resultados. Guilherme "GuiExceptional" Sartor encerrou sua participação na 25° colocação, enquanto Wellington "Konqueror249" Castro caiu na 9° colocação a apenas um passo do cobiçado Top 8. Quem chegou nessa fase final foi Bruno "KillerXinok" Henrique, que igualou o recorde brasileiro em torneios da EVO alcançado por Renato "Didimokof" Martins na EVO 2019 de Samurai Shodown. KillerXinok teve a oportunidade de superar o recorde, mas, em uma partida muito acirrada, caiu para Elhaan" Han Rashid" Rashid e encerrou sua histórica participação na 7° colocação.

O Top 8 seguiu e se destacou com a vitória de Denom "A F0xy Grampa" Jones sobre Dominique "SonicFox" McLean, um dos favoritos ao título, e pelo domínio dos gêmeos chilenos Nicolas "Nicolas" Martinez e Matias "Scorpionprocs" Martinez de apenas 17 anos. O norte-americano Curtis "Rewind" McCall tentou frustrar a festa chilena ao eliminar Nicolas na final da chave inferior, mas Scorpionprocs apareceu para se vingar de seu irmão na grande final e levar o título da EVO 2022 para o Chile.

Scorpionprocs, de apenas 17 anos, foi campeão da EVO 2022 de Mortal Kombat 11 — Foto: Divulgação/Astro Gaming Esports

Na tabela abaixo, você confere a classificação completa do Top 8:

EVO 2022 de Mortal Kombat 11 – Classificação Final

Colocação Jogador País Personagens
Scorpionprocs Chile Fujin, Kabal, Kung Lao e Liu Kang
Rewind Estados Unidos Kano, Kotal Kahn e Liu Kang
Nicolas Chile Kabal, Fujin e Kung Lao
A F0xy Grampa Reino Unido Robocop, Sub-zero, Kitana e Nightwolf
SonicFox Estados Unidos Joker, Cassie, Robocop e Shang Tsung
Han Rashid Estados Unidos Fujin
KillerXinok Brasil Spawn
KingGambler Estados Unidos Sub-zero

Melty Blood: Type Lumina

O Top 8 de Melty Blood: Type Lumina fez crescer ainda mais a antiga rivalidade entre Estados Unidos e Japão nos jogos de luta. Apesar de parecer que a festa iria para os donos da casa, o japonês Jing estava lá para assegurar o título para seu país. Sua jornada até a grande final se deu sem grandes sustos, com vitórias sobre Kiri na semifinal da chave superior e depois sobre Damian "Masoma" Fullbright na final da chave superior.

Em contrapartida, os outros dois representantes japoneses, "uncle_akkey" e "ul", não tiveram o mesmo desempenho e caíram rapidamente para os americanos. Após muitos duelos valendo a sobrevivência no torneio, Jing e Masoma se encararam novamente em uma eletrizante grande final que totalizou dez jogos muito equilibrados. Entre idas e vindas, Jing se sagrou campeão e garantiu a primeira taça do Japão na EVO 2022.

Jing (direita) comemora o título da EVO 2022 de Melty Blood: Type Lumina — Foto: Divulgação/Carlton Beener/EVO

O resultado completo do Top 8 você vê na tabela abaixo:

EVO 2022 de Melty Blood: Type Lumina – Classificação Final

Colocação Jogador País Personagem
Jing Japão Hisui
Masoma Estados Unidos Vlov Arkhangel
Kiri Estados Unidos Noel
ScrawtVermillion Estados Unidos Mario Gallo Bestino
uncle_akkey Japão Shiki Tohno
ul Japão Shiki Tohno
Safe Estados Unidos Vlov Arkhangel
Lunar Estados Unidos Dead Apostle Noel

Granblue Fantasy: Versus

Se no Melty Blood: Type Lumina os jogadores japoneses tiveram dificuldades em conquistar o título, em Granblue Fantasy: Versus a situação foi diferente. Quatro jogadores do Japão ficaram nas quatro primeiras colocações da competição na EVO 2022. O melhor representante do ocidente no jogo foi o espanhol Mikel "Dragoi" Aramburu. Ele venceu o norte-americano Oscar "Shinku" Jaimes em seu primeiro compromisso no Top 8, mas não conseguiu superar "Ren" na fase seguinte.

Assim, o Top 8 seguiu somente com japoneses batalhando pela taça. Quem se saiu melhor foi "Gamera", que precisou escalar a chave inferior para chegar à grande final. No duelo contra "Tororo", ele conseguiu o reset na primeira série por 3–2 e aplicou um limpo 3–0 na série decisiva para conquistar o título.

Gamera (esquerda) é o campeão da EVO 2022 de Granblue Fantasy: Versus — Foto: Divulgação/KKT_Play/Global Sense

Veja os resultados do Top 8 na tabela a seguir:

EVO 2022 de Granblue Fantasy: Versus – Classificação Final

Colocação Jogador País Personagens
Gamera Japão Djeeta
Tororo Japão Percival
Tako Japão Belial
Ren Japão Charlotta e Avatar Belial
Kamiki C Japão Beelzebub
Dragoi Espanha Belial e Avatar Belial
ZomBmu Estados Unidos Cagliostro
Shinku Estados Unidos Vira

Dragon Ball FighterZ

Conhecido por torneios com doses elevadas de emoção, Dragon Ball FighterZ não decepcionou na EVO 2022. Dessa vez, a rivalidade maior se deu entre França e Estados Unidos, países que tiveram o maior número de representantes no Top 8. Os jogadores franceses deram um verdadeiro show no palco principal da EVO 2022 e ocuparam três das quatro primeiras colocações da competição. No entanto, havia um jogador disposto a frustrar a festa da França em Las Vegas: Shamar "Nitro" Hinds.

O competidor de Nova Iorque iniciou sua campanha na chave superior derrotando simplesmente três jogadores franceses na sequência: Mohamed "Kayne" Sobti, Yonis "Yasha" e Marwan "Wawa" Berthe. O trio da França não desanimou e foi sobrevivendo à chave inferior. No final, restou Wawa para fazer o duelo contra Nitro na decisão. O francês buscou um belo reset de chave em 3–2 e confirmou a vitória em 3–1 na última série para se sagrar campeão e dar início à festa dos franceses e demais europeus na arena.

Wawa venceu Nitro na final para ficar com a taça da EVO 2022 de Dragon Ball FighterZ — Foto: Divulgação/Stephanie Lindgren/EVO

Confira a classificação completa e os times do Top 8 de Dragon Ball FighterZ:

EVO 2022 de Dragon Ball FighterZ – Classificação Final

Colocação Jogador País Trio
Wawa França Gogeta (SSGSS), Vegito, Gohan (Adulto)
Nitro Estados Unidos Androide 21 (Jaleco), Goku (SSGSS), Androide 21
Yasha França Gogeta (SSGSS), Vegito, Androide 17
Kayne França Gogeta (SS4), Android 21 (Jaleco), Tenshinhan
Fenrich Japão Gogeta (SSGSS), Vegito, Androide 21 (Jaleco)
LegendaryyPred Estados Unidos Gohan (Jovem), Androide 21 (Jaleco), Androide 21
Zane Estados Unidos Zamasu (Fundido), Androide 21 (Jaleco), Beerus
Shanks Espanha Vegeta, Cell, Janemba

The King of Fighters XV

O jogo da SNK foi outro que contou com boas apresentações de jogadores brasileiros. Eric "FKang" Kang ficou com a 33° colocação entre mais de mil competidores, enquanto "Talbiops" caiu na 65° colocação. O Top 8 de The King of Fighters XV voltou a mostrar a força da franquia em território asiático e no México. Foram três jogadores de Taiwan, dois do México, um da Coreia do Sul e um do Japão que avançaram para a fase final na disputa pelo título da EVO 2022 de KOF XV.

Por sinal, não foi apenas nos números que Taiwan foi superior. Quando chegou a hora da verdade, os três representantes do país, ChiaHung "E.T" Lin, Chen "XiaoheyTW" Sui Yang e Chia-chen "ZJZ" Tseng, não tomaram conhecimento de seus adversários e ficaram no Top 3 da competição. O campeão foi ZJZ, que teve a atuação mais consistente dos três e bateu E.T na final com um sólido 3–1 para ficar com a taça.

ZJZ ficou com a taça da EVO 2022 de The King of Fighters XV — Foto: Divulgação/Astro Gaming Esports

Veja a classificação completa do Top 8 e os trios utilizados pelos jogadores:

EVO 2022 de The King of Fighters XV – Classificação Final

Colocação Jogador País Trio
ZJZ Taiwan Kula, Krohnen, B.Jenet
E.T Taiwan Kula, B.Jenet, Krohnen
XiaoHeyTW Taiwan Benimaru, Rock, Kyo
Lacid Coreia do Sul Meitenkun, Shermie, Ash
Score Japão Yashiro, Chizuru, B.Jenet
Pako México Luong, Chizuru, Elisabeth
Mok Japão Kukri, B.Jenet, Krohnen
Seis Mx México Kula, Chizuru, Krohnen

Tekken 7

O Top 8 da EVO 2022 voltou a mostrar a força da Coreia do Sul e do Paquistão no Tekken 7. Com exceção de Vincent "Super Akouma" Homan, da França, e "Pinya", do Japão, os demais jogadores representavam essas duas nações e protagonizaram uma grande batalha pelo título da competição. Nesse enredo, havia também dois antigos campeões da EVO: Jae-Min "Knee" Bae, campeão da EVO 2013 de Tekken Tag Tournament 2, e Arslan "Arslan Ash" Siddique , campeão da EVO 2018 de Tekken 7.

Arslan teve um bom desempenho pela chave inferior e conquistou três vitórias em sequência até encontrar seu amigo e parceiro de treino no Paquistão Imran "Khan" is, que o eliminou ao derrotá-lo por 3–1. Já Knee teve uma campanha muito sólida pela chave superior e pouco se viu ameaçado por seus oponentes. Na grande final, reencontrou Khan, oponente que ele já havia derrotado na final da chave superior, e repetiu o mesmo 3–1 para ficar com a vitória.

Knee se sagrou campeão da EVO 2022 de Tekken 7 — Foto: Divulgação/Astro Gaming Esports

Na tabela abaixo, veja a classificação do Top 8 e os personagens utilizados pelos competidores:

EVO 2022 de Tekken 7 – Classificação Final

Colocação Jogador País Personagem
Knee Coreia do Sul Feng
Khan Paquistão Geese
Arslan Ash Paquistão Zafina
JeonDDing Coreia do Sul Julia e Eddy
Super Akouma França Akuma
Meo-IL Coreia do Sul Geese
Pinya Japão Raven
Rangchu Coreia do Sul Julia e Panda

Street Fighter V: Champion Edition

Em um Top 8 com jogadores lendários como Daigo Umehara e Hajime "Tokido" Taniguchi, quem se destacou foi o jovem Masaki "Kawano" Kawano, considerado o melhor jogador com a personagem Kolin no momento. Seu excelente desempenho em torneios realizados no Japão e no restante da Ásia se repetiu na reta final da EVO 2022. Com vitórias sobre Tokido e Tsunehiro “gachikun” Hanamori, Kawano avançou pela chave superior até a grande final, onde seria o favorito a levar o título. No entanto, um jogador da casa tentaria frustrar sua festa e manter a taça nos Estados Unidos.

Derek "iDom" Ruffin, campeão mundial de 2019, chegou no Top 8 após uma longa jornada pela chave inferior. Na fase final, ele conseguiu passar por Nathan "Mister Crimson" Massol, Daigo Umehara, Tokido e Gachikun para finalmente chegar na grande final contra Kawano. Apesar da torcida ao seu favor, ajudando-o a fazer o reset da chave em 3–1, sua Laura não conseguiu superar a Kolin de Kawano, que fechou a série decisiva no último round possível em 3–2 para levar mais uma conquista ao Japão.

Kawano venceu iDom na grande final e ficou com o título da EVO 2022 de Street Fighter V — Foto: Divulgação/Astro Gaming Esports

Vale lembrar que o Brasil também foi bem representado na competição. Gustavo "Gust" Bernardes fez uma boa campanha e conseguiu levar seu E.Honda até a 49° colocação entre mais de 1,3 mil participantes. Na tabela abaixo, confira o resultado completo do Top 8 de Street Fighter V:

EVO 2022 de Street Fighter V – Classificação Final

Colocação Jogador País Personagens
Kawano Japão Kolin
iDom Estados Unidos Laura e Poison
Gachikun Japão Rashid
Tokido Japão Luke e Urien
Daigo Umehara Japão Guile
Oil King Taiwan Seth e Rashid
Mister Crimson França Dhalsim
Justakid Estados Unidos Juri

Guilty Gear Strive

O torneio que fechou a EVO 2022 foi o de Guilty Gear Strive, que contou com mais de dois mil participantes. Tratou-se de uma competição sem um favorito definido, mas que surpreendeu com o passar de cada rodada. Seu Top 8 não foi diferente, já que muitos jogadores com condições reais de levar o título para casa, como William "Leffen" Hjelte, Kim "Daru_I-No" Jaewon, Julian "Hotashi" Harris, "Slash" e "Umisho". Por sinal, muitas partidas foram definidas em pequenos detalhes, mostrando que se tratou de um dos torneios mais equilibrado no evento.

Entre uma melhor de cinco partidas (MD5) e outra, os finalistas foram UMISHO, com seu Happy Chaos, e Slash, com sua May. UMISHO chegou na grande final pela chave superior e tinha a vantagem de poder perder uma série, mas não foi necessário usá-la. Slash bem que tentou, mas caiu por 3–2, e UMISHO ergueu a última taça da EVO 2022.

Umisho levou a taça do torneio de Guilty Gear Strive na EVO 2022 — Foto: Divulgação/Astro Gaming Esports

A seguir, confira a tabela final do Guilty Gear Strive na EVO 2022:

EVO 2022 de Guilty Gear Strive – Classificação Final

Colocação Jogador País Personagem
UMISHO Estados Unidos Happy Chaos
Slash Arábia Saudita May
Leffen Suécia Zato-1
Hotashi Estados Unidos Nagoriyuki
Daru_I-No Coreia do Sul I-No
PepperySplash Canadá Zato-1
TempestNYC Estados Unidos Leo
Bean Estados Unidos Chipp

Com informações de Eventhubs e EVO

Mais do TechTudo