Notebooks
Publicidade

Por Barbara Mannara, para o TechTudo


A Apple atualizou sua lista de produtos "vintage" nas últimas semanas. Oito dispositivos lançados em 2015 e 2016, entre MacBooks Air, Pro e iMacs, entraram nessa seletiva. Vale lembrar que esses computadores ainda utilizavam chips Intel — atualmente, os aparelhos da maçã foram renovados para a linha M da Apple, que contém chips próprios.

A listagem foi apresentada pelo site de notícias MacRumors nesta semana. Entenda, a seguir, o que a etiqueta "vintage" muda para esses PCs e quais modelos estão inseridos na relação.

MacBooks antigos entram na lista de produtos "vintage" da Apple; veja quais — Foto: Elson de Souza/TechTudo

Um produto se torna vintage após cinco anos contados desde a primeira distribuição de venda pela Apple . Essa etiqueta muda bastante coisa para o dono do computador. Isso porque, quando eles entram nessa lista, não são mais elegíveis para reparos nas lojas da Apple ou centros de serviço autorizado. Dessa forma, consertar um MacBook ou iMac vintage é uma missão mais difícil pelas vias oficiais da empresa.

Muita coisa mudou para os computadores da maçã nos últimos anos. Os modelos de 2015 e 2016 apresentavam design um pouco mais robusto e tecnologias que já foram superadas pela empresa atualmente. Para se ter uma ideia, a resolução de tela do MacBook Air (2015) era nativa de 1440 x 900 pixels, enquanto o modelo mais recente contempla um display de 13,6 polegadas Liquid Retina com resolução de 2560 x 1664 pixels.

MacBook Air de hoje oferece processamento da Apple com chip M2 — Foto: Divulgação/Apple

No quesito de desempenho, um dos maiores destaques dos modelos mais atuais está nos chips M1 e M2 da Apple. A empresa abandonou os processadores Intel — comumente utilizados em PCs — para oferecer aos seus clientes um chipset com funcionamento pensado para os computadores da maçã. Isso permitiu, segundo a fabricante, entregar maior performance e velocidade. As capacidades de memória e armazenamento também deram um salto nos últimos anos. O que antes ficava no máximo em 16 GB de RAM e 1 TB de HD duplicou para até 24 GB de RAM e 2 TB de espaço.

Sobre o sistema operacional, o macOS Monterey é o último que com suporte para dispositivos de 2015 e 2016. O próximos software da maçã, o macOS Ventura, não estará disponível nesses computadores.

Lista de MacBooks vintage a partir de julho de 2022:

  • MacBook (12 polegadas, início de 2016)
  • MacBook Air (13 polegadas, início de 2015)
  • MacBook Pro (13 polegadas, início de 2015)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, duas portas Thunderbolt)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, quatro portas Thunderbolt)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2016)
  • iMac (21,5 polegadas, final de 2015)
  • iMac (27 polegadas, Retina 5K, final de 2015)

Com informações de MacRumors

No vídeo abaixo, veja cinco novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

5 novidades do iOS 14, novo sistema da Apple

Mais do TechTudo