Celular
Publicidade

Por Isabele Scavassa, para o TechTudo

Thássius Veloso/TechTudo

O futuro Galaxy S24 deve estrear a nova geração do Wi-Fi que consegue velocidades de internet até 2,4 vezes maiores do que a tecnologia atual. A Samsung estaria em franco processo de desenvolvimento para se tornar a primeira empresa de grande porte com aparelhos compatíveis com o Wi-Fi 7. A linha S24, com os modelos mais caros da marca, é esperada para o primeiro trimestre de 2024.

Hoje em dia, smartphones como Galaxy S22 , Samsung Galaxy Z Fold 3 , Motorola Edge 20 e Moto G200 5G são exemplos de aparelhos que trazem a versão mais atual da rede sem fio, o Wi-Fi 6E, anunciada em 2020.

Lançamentos da linha premium da Samsung podem agregar o Wi-Fi 7 em 2024 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Assim, espera-se que a tecnologia Wi-Fi 7 substitua o Wi-Fi 6E em breve, visto que a modalidade de internet em uso atualmente é considerada uma versão de transição. Em termos técnicos, a rede que será lançada daqui a dois anos poderá usar canais de 300 MHz com suporte de modulação em quadratura 4K.

Na prática, isso quer dizer que a internet oferecida deve proporcionar velocidades até 2,4 vezes mais rápidas do que a rede atual. De acordo com a Wi-Fi Alliance, é possível delinear uma velocidade entre 30 e 40 Gb/s. Os futuros números representam um upgrade significativo em comparação com a velocidade oferecida hoje, de no máximo 9,6 Gb/s.

Antes mesmo de chegar aos celulares, é provável que a tecnologia equipe os computadores em um primeiro momento. Contudo, em seus primeiros lançamentos, é de se esperar que os aparelhos que agreguem a novidade tenham cifras elevadas antes de se popularizar.

Confira o lançamento do Galaxy S22

Confira o lançamento do Galaxy S22

Uma das primeiras fabricantes a mencionar trabalhos envolvendo o Wi-Fi 7 foi a MediaTek, especializada em chips para eletrônicos. A Intel também demonstra interesse pela tecnologia. Por isso, é de se esperar que a internet mais rápida desembarque em 2024 em alguns computadores.

A Qualcomm também anunciou que integrará o mercado com o FastConnect 7800, anunciado durante o MWC 2022. O novo componente traz rede de baixa latência e a tão esperada tecnologia Wi-Fi 7.

Com informações de SamMobile

Mais do TechTudo